sábado, 24 de abril de 2010

"SENSIBILIDADE NOS DENTES"



Algumas pessoas possuem muita sensibilidade nos dentes.Não podem beber uma áqua gelada,muito menos tomar sorvete, picolé ou frutas geladas. Essa sensibilidade causa um estado de muito estresse nas pessoas, por isso, existe um tratamento que os dentista realizam para que isso diminua.

Temos que ter em mente que a "dor" ou "sensibilidade" é sempre uma resposta do nosso corpo à algo que está errado.

A sensibilidade nos dentes podem ter muitas causas, que o dentista pode detectar.Essa sensibilidade é devida a própria anatomia do dente. Pois os dentes possuem túbos por onde passam os nervos, que comunicam a "parte viva do dente" (canal) com o meio externo da cavidade bucal. Quando um alimento gelado entra em contato com esse "nervo", causa uma dor muito sensível,que nada mais é do que a resposta do dente à algo que está errado (FIG). Outras pessoas possuem sensibilidade ao quente, é mais raro, mas pode acontecer.

Não podemos esquecer que algumas pessoas possuem mais sensibilidade que outras, tanto para dores no corpo, quanto para dores nos dentes. As mais sensíveis sentem mais "dor" e por isso devem procurar ajuda, no nosso caso, do Dentista.

O Tratamento é baseado em produtos dessensibilizantes. São visitas periódicas ao Dentista para realização da aplicação desse produto e o uso, em casa, de pastas dentais com dessensibilizantes. As pastas dentais mais conhecidas para este tratamento é a Sensodine original, Sensodine Pró-esmalte, Colgate Sensitive e a Colagate Pró-Alívio.

A sensibilidade não some por completo, mas normalmente, diminiu cerca de 80 a 90%. O que permite uma qualidade de vida melhor para essas pessoas.

3 comentários:

  1. Oi Dra. Alethea
    Parabéns pelo seu Blog. Excelente conteúdo e muito interessante, já sou sua seguidora. Cheguei nele através do Blog do Dr.Marcelo Barreira. Não sou dentista não, sou apenas portadora de DTM, Dores Orofaciais e outras dores crônicas, e tenho procurado artigos interessantes e correlatos para re-postar no Blog que criei recentemente contando o relato das minhas dores. Achei esse artigo muito interessante e gostaria de saber se posso re-postar no meu blog. Graças a Deus encontrei uma dentista aqui onde moro que tem resolvido muito o meu problema de dor. Se quiser entrar no meu Blog, será super bem vinda! Nos artigos do mês de maio, é onde faço o relato das minhas dores. O restante é re-postagem de artigos que eu acho que as pessoas gostariam de ler e saber. O endereço é do meu Blog é: http://doressemdiagnostico.blogspot.com
    abraços
    Amalia

    ResponderExcluir
  2. Das pastas de dentes que falou "Sensodine original, Sensodine Pró-esmalte, Colgate Sensitive e a Colgate Pró-Alívio" qual delas é a mais eficaz?

    ResponderExcluir
  3. Na minha humilde opinião a melhor pasta para o caso de dentes sensíveis e a Colgate Sensitive.

    ResponderExcluir