sábado, 17 de abril de 2010

" HIGIENIZAÇÃO DA NOSSA BOCA "


(Figura 1)

(Figura 2)


A higienização da nossa boca, da línqua e dos dentes, são muito importantes para manteremos um equilíbrio da microbiota que habita nossa boca.

Como já havia explicado, quando esse equilíbrio é desfeito, pode ocorrer várias complicações como a cárie e/ou gengivite/periodontite. Quando isso ocorre em pacientes que possuem Implantes Dentais, temos que tomar muito cuidado, pois pode ocorrer uma Periimplantite.

A Periimplantite, é uma inflamação que ocorre nos tecidos ao redor dos implantes dentais (gengiva e osso), principalmente por falta de higiene bucal, que leva a um acúmulo de plcaca/tártaro. Esse quadro clínico pode levar à uma perda, tanto de gengiva quanto do osso onde está instalado o implante (Figura 2), levando a uma falta de estética e até mesmo a perda desse Implante, ou seja, a perda do dente que foi reabilitado.

Outro "vilão" dos Implantes Denatis é o fumo, pois também prejudicam a cicatrização dos tecidos que ficam ao redor dos implantes, gengiva e osso, levando a perda desses Implantes.

A higiene, tanto dos dentes naturais como dos artificiais (Implante Dentais), precisam ser feitos todos os dias, no mínimo 3 vezes ao dia. Fazer o uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia, principalmente a noite, pois é o horário que o fluxo salivar (saliva) diminiu, propiciando maior acúmulo de placa bacteriana.

Na Figura 1, ilustra uma paciente com Implante dentais sadios, que cuida muito bem da sua boca,faz a higienização diária, o uso do fio dental e vai regularmente ao dentista para fazer a revisão e a limpeza periódica.

Qualquer dúvida, postem nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário