segunda-feira, 5 de abril de 2010

CÁRIE!!! O QUE É? COMO PREVINIR?

Muitos dos meus pacientes me perguntam o que é Cárie. É uma dúvida de muitos, mas de fácil entendimento.

http://i10.servimg.com/u/f10/14/50/79/12/th/cuide-11.jpg

Dentro da nossa cavidade bucal (BOCA) temos algumas bactérias que vivem em equilíbrio com o nosso organismo. Algumas dessas bactérias são patogênicas, ou seja, tem o poder de causar alguma doença. Quando esse equilíbrio é desfeito, por exemplo, por uma alimentação rica em açucar associado a uma má higiene bucal, ou até mesmo por uma baixa imunidade, ocorre liberação de ácidos por essas bactérias.

Click above to add it to the post (cuide-10.jpg)


Esse ácido em contato com os dentes promove desmineralização dos tecidos dentais, ou seja, "corroe" o dente, levando a uma aspecto inicial esbranquiçado, muito difícil de ser visto a olho nú, depois com o tempo, vai ficando com coloração marron, negra até fazer os famosos "buraquinhos" que causam muita dor.

http://i10.servimg.com/u/f10/14/50/79/12/th/dente210.jpg

Apartir daí é o cirurgião dentista que "entra em ação", removendo toda a cárie e reestabelecendo a anatomia do dente.
Mas para que isso não ocorra novamente, deve-se tentar estabelecer uma boa alimentação, baseada em muitos vegetais, legumes e frutas, que por si só já ajudam a "limpar os dentes" associado a uma boa higiene bucal, fazendo as escovações e utilizando o fio dental.

Click above to add it to the post (escova10.jpg) http://i10.servimg.com/u/f10/14/50/79/12/th/fio410.jpg

As visitas periódicas ao seu dentista ajuda a detectar a cárie em um estágio inicial, ainda com coloração esbranquiçada, evitando as dores e até mesmo a evolução da cárie, que atinge a parte "viva" do dente sendo que a última opção para se salvar o dente é fazer "canal". O cirurgião dentista também lhe orientará sobre como se escovar os dentes e passar o fio dental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário